Coordenador : Priscila Pollo Flores
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 393598.2206.225630.04052023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Participantes adultos da região metropolitana 2, sob risco de desenvolvimento de esteatohepatite. Todos os participantes serão informados e receberão uma orientação sobre os fatores de agressão hepática e sobre as estratégias de prevenção, ação conjunta da equipe de saúde e alunos de graduação em Medicina da Universidade Federal Fluminense bem como residentes e profissionais de saúde.
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro
Objetivo
Objetivos Primários - Educação em saúde através de palestras e simpósios com paricipação de alunos, professores e especialistas voltada para a população do Hospital Universitário Antônio Pedro e entorno, a fim de estimular o conhecimento das doenças hepáticas crônicas e sua principal causa, a doença hepática gordurosa metabólica - esteatose. - Identificar população de risco para evolução de fibrose hepática e cirrose. - Verificar os cuidados e prevenção aplicados e oferecidos a população de risco para fibrose. - Reforçar medidas comportamentais voltadas para prevenção como alimentação saudável, atividade física, interrupção e conscientização sobre uso de álcool, fitoterápicos e fármacos sem indicação precisa. - Verificar o conhecimento e utilização dos métodos não invasivos para detecção de fibrose hepática em nossa população. Objetivos secundários: - Identificar populações de risco para eventos cardiovasculares relacionados à doença hepática metabólica. - Rastrear precocemente a fibrose e cirrose, principais complicações relacionadas à mortalidade geral e hepática.
Resumo
A doença hepática gordurosa é a manifestação hepática da síndrome metabólica, fator de risco para resistência insulínica, diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica. Atualmente, é a causa mais frequente de doença hepática crônica e alteração de transaminases, com uma prevalência mundial de 25%-30%. A esteatose evolui através da esteatohepatite até estágios de fibrose e cirrose. A presença de fibrose hepática é importante marcador de evolução da doença e de risco de doenças cardiovasculares, cirrose e desenvolvimento de carcinoma hepatocelular. A forma mais tradicional e considerada padrão-ouro para diagnóstico de fibrose é através da biópsia hepática. No entanto, o risco de complicações relacionados à biópsia hepática e o fato de ser método invasivo necessitando de ambiente hospitalar torna este método indesejável para rastreamento em larga escala. As últimas diretrizes para afastar a presença de fibrose avançada em grande número de indivíduos, indica a utilização de métodos não invasivos como bioquímicos, físicos por elastografia e ultrassonografia. Os pacientes em risco da doença hepática esteatótica devem ser avaliados na assistência primária e submetidos a exames de sangue e cálculo de algoritmos como o de fibrose utilizando 4 parâmetros (FIB4- idade. AST, ALT e plaquetas). Após essa etapa, aqueles com fibrose avançada ou com resultado indeterminado são encaminhados para realizar ultrassonografia e elastografia. A relevância clínica deste projeto envolve o fato do Brasil ser um país de alta prevalência para doença hepática esteatótica associada a disfunções metabólicas com tendência crescente, em paralelo com a obesidade, e aos hábitos e estilo de vida.